Anotações
Este é o meu Escort RS1600 mk1 , trata-se de um carro que "nasceu" em Março de 1973 para correr ! Viatura destinada ao Roger Clark que partiu o pé nesse ano e não alinhou , entretanto foi comprado no departamento de competição da Ford em Inglaterra mais concretamente em Avley por o Larama piloto Português. É um dos 200 versão cliente competição e encontra-se rigorosamente como na época , foi alvo de um profundo restauro e todas as peças são da época e legitimas deste modelo . É um Full gr.2 especificações que tinha e ainda tem nos dias de hoje . Como sabem este modelo bateu se no campeonato do mundo de ralis no principio dos anos 70 com a Renault , Lancia , Saab , Porsche etç levando muitas vezes a melhor podemos dizer que este carro nos ralis esta tão bem como um peixinho na água . Concretamente este carro quando "chegou" a Portugal fez logo o rali Tap 73 ainda com matricula inglesa (OGF 916L) nas mãos do célebre piloto Angolano Larama (Manuel Amaral) ! A pedido do mesmo o Escord foi convertido na fábrica para LHD, onde ganhou a class no TAP de 1973 class 1600,Logo a seguir o carro foi para Angola e averbado com matricula AAG-22-83 com look Safari onde participou em vários ralis nomeadamente no rali do Cota Cota no rali neográfica no Bca entre outros onde ganhou inúmeros Rallies a geral. Entretanto com a independência em Angola (11/11/1975)o carro vem para Portugal concretamente em 1976 para a ilha dos Açores e é legalizado novamente apanhando agora a matricula IU-76-71 onde ganhou 2 voltas aos Açores nas mãos do Larama/Horácio Franco dando assim duas vitórias há Ford Lusitana em 1977 e 1978 e ganha todos os Rallies do campeonato . Em meados de 1978 ainda correu no Rali TECNIAÇORES, equipa Horácio Franco / João Luís Oliveira e foram 2º Geral . Mais tarde o Escort passou para as mãos de outro piloto Açoreano Mario Riley/ Luis Gomes do team Apolo20 , falamos de 1981 onde participou em varios ralis na ilha .A partir desse ano o ficou guardado até 1998 onde foi adquirido por um investidor e restaurado de A a Z com todo o material legítimo e Works da época, a viatura neste momento está conforme especificações de novos de 1973 conforme Fabrica, este carro sempre muito adorado por todos os Açoreanos . Com o decorrer dos anos e com o aparecimento do Escort Mk2 o carro foi ficando esquecido e obsuleto perante outros novos carros e evoluídos . Começa aqui o "desaparecimento" do RS 1600. Descobri o carro em 1997 através de um amigo sem mecânica e muito degradado . Com sorte e esforço consegui comprar o carro e iniciou-se aqui a minha historia com o RS .Comprei uma mecânica original em Inglaterra e a partir daqui foi fazer tudo de novo desde bloco , cambota , bielas , pistões , válvulas , a.cames , escape , carter seco , admissão tudo mas tudo foi novo . Esta em 1840c.c e desenvolve 232 hp . Alvo de um restauro profundo a todos os níveis , desde chapa a pintura , mecânica e interiores . Muito tempo dedicado e bytes em torno do carro para lhe poder devolver toda a originalidade . A caixa de velocidades é uma Rocket de 4 de carretos direitos conforme correu na época e o diferencial é um Salisbury com LSD , semi eixos Quaife e esticadores Gr.2 ! Suspensões Bilstein com coilovers á frente e trás ! Os interiores estão totalmente originais com backets de fábrica com respectivo encosto de cabeça , cintos Britax e volante Springalex . O quadrante marca em milhas tal como de fábrica e o conta rotações é um Smiths ! As jantes são Minilite originais de 8 polegadas a trás e 7 na frente. BDA Engine 1842CC Bloco AX novo Cambota em Aço fardon EN40B Volante Motor 3,1kg alumínio ultra ligth Embraiagem bidisco AP Racing ARP parafusos cabeça e bloco Bielas em H long 5.26 Pistões Acraligt 86,5 forjados Junta cometic multichime Cabeça BDA Big valve todos os componentes da cabeça novos X16 Arvore Cames Inlet, BLF 14(9000rpm) Escape L1 (8000rpm) Polis variáveis afinação Cárter seco bomba Oleo 5portas Carburadores Webers 45 Linha escapes Ashley completa Ignição