As novas tendências que impulsionam a compra de veículos elétricos

A emergência climática move-nos a todos na transição para um modelo energético mais justo e sustentável. Encontra 6 razões para a transição.

HelloCar.pt 12 out, 2022
Partilhar

 

As novas tendências que impulsionam a compra de veículos elétricos

A emergência climática move-nos a todos na transição para um modelo energético mais justo e sustentável para o nosso modo de vida comum. Atualmente, e dentro do panorama da transição energética, encontramos os carros elétricos que são cada vez mais sustentáveis e que devido a isso, têm tido maior procura. As vendas de veículos elétricos têm vindo a crescer ano após ano desde que o foco foi colocado na necessidade de procurar alternativas menos poluentes aos carros de combustão a que estávamos habituados até muito recentemente. Já não é estranho vê-los nas grandes cidades e nas estradas, e será cada vez menos porque a emergência climática o exige e porque a indústria começa a oferecer modelos cada vez mais atrativos. A Selectra e a Hello Car, através de uma parceria, reuniram alguns pontos que influenciam a compra de carros elétricos. Sabes quais são?

 

Ajudam a combater as alterações climáticas

Logo em primeiro lugar está a redução da poluição, por não emitirem gases de efeito estufa (GEE), permitem reduzir o impacto ambiental deste modo de transporte e contribuir para o combate às mudanças climáticas.

 

Gasto e consumo médios

Outro fator que pode fazer com que opte por um veículo elétrico é o custo menor em relação a um com motor a combustão. Com este último, considerando um consumo médio de 6 L/100kms e um preço de 1,50 euros por litro, pode calcular-se um consumo médio de 9 euros por 100 kms, algo superior aos 100 quilómetros de um carro elétrico, que seria inferior 2 euros. Este facto, acompanhado pela subida dos preços dos combustíveis, pode acelerar a compra de veículos elétricos.

 

Autonomia de veículos elétricos

Uma das grandes questões na hora de comprar um carro elétrico é a autonomia. Atualmente os modelos mais comuns no mercado oferecem baterias com autonomia entre 200 a 450 quilómetros. Isso permite fazer confortavelmente passeios diários pela cidade, mas pode ser um pouco mais inconveniente para quem deseja fazer viagens mais longas.

Nos próximos anos, são esperados avanços substanciais na tecnologia de baterias, melhorias nas suas capacidades e, portanto, na sua autonomia. Podem demorar um pouco para serem incorporados aos veículos à venda, mas as iniciativas de melhoria estão a crescer na maioria dos fabricantes. Estamos a falar, por exemplo, da Our Next Energy e da sua “bateria dupla” que permitiria uma autonomia de 1.200 km, ou das baterias de sódio que poderiam ser uma alternativa às baterias de lítio. Há também outros que apostam na velocidade de carregamento, como as da Desten, em que o seu projeto de carregamento permitiria que se realizasse, carregamentos em menos de 5 minutos, com potência de 900 kW. Existem muitas empresas em todo o mundo com diferentes linhas de investigação e certamente continuaremos a ver progressos ao longo do que resta de 2022.

De fato, este ano, a primeira estação de carregamento ultrarrápido foi construída na cidade de Girona (Espanha). A sua localização não é por acaso, pois é uma localização estratégica, pois está muito próxima da fronteira com a França. Esta rede de estações de serviço de grande velocidade foi criada para promover esta transição também para o setor do transporte de mercadorias.

 

Disponibilidade e variedade na oferta

Outro fator adicionado à lista é a disponibilidade e variedade de veículos elétricos no mercado. Pouco importa que as características destes melhorem se o cliente encontrar pouca variedade de modelos, o que não acontece com a oferta de modelos a diesel e gasolina. Mas isso é algo que está a mudar e que vai impulsionar a compra de veículos elétricos, uma vez que a maioria das marcas já anunciou o seu compromisso de continuar a aumentar a sua frota. Aliás, se em 2018 havia apenas 28 modelos elétricos, no ano passado na Europa já podia escolher entre 74 modelos e espera-se que este número aumente ainda mais até ao fim do ano.

 

Preço

Um fator chave na hora de decidir apostar nestes veículos é o seu preço. Não importa se nossa marca de confiança lança cinco ou dez modelos elétricos se não pudermos pagar. Apesar de haver ajuda governamental, estes veículos devem começar a ser mais competitivos economicamente a curto prazo. Os analistas da Bloomberg apontam que será a partir de 2025 quando os veículos elétricos terão preços mais equitativos, e que antes de 2030 serão ainda mais baratos que o diesel e a gasolina.

Outro ponto que tem a ver com o preço destes é o custo dos pontos de carregamento, até agora alguns deles eram gratuitos, mas muitos deles não são. É provável que, para evitar que esses pontos sejam utilizados como lugares de estacionamento, existam diferentes faixas de custo para carregamento, por exemplo, que as primeiras horas sejam mais baratas ou gratuitas, e que o preço aumente progressivamente.

Esse ponto tem muito a ver com o aumento do preço da energia elétrica, que se manteve constante no ano passado, mas que está a gerar preocupação este ano. Por outro lado, as tarifas noturnas (como as tarifas bi-horárias) e a possibilidade de contratação de duas potências para horários diferentes podem ser muito interessantes para os utilizadores dos veículos elétricos, e portanto, a longo prazo, essa pode ser uma das vantagens do carro elétrico, se levarmos em conta conta que os preços dos combustíveis, como sabemos, têm vindo a aumentar.

 

A conetividade móvel do carro elétrico

Atualmente, a conectividade faz parte do nosso dia a dia, e a tendência é para se manter. Os dias de hoje são marcados por estarmos sempre ligados à internet móvel principalmente através do smartphone

sempre ligados à internet móvel principalmente através do smartphone . A tecnologia tem avançado, permitindo uma conectividade contínua, que nos deixa a par do que está a acontecer e poder partilhar tudo o que quisermos com os nossos.

E isto não muda quando temos o nosso elétrico. Tudo começou com o Bluetooth, quando podíamos fazer chamadas e, no melhor dos casos, ouvir música através deste. Mas, hoje em dia, graças aos sistemas de conectividade mais difundidos, como: Android Auto, Apple Carplay, Alexa-Echo Auto, já se pode realizar inúmeras atividades no carro (sempre que estiver parado, claro). Durante a condução, e tendo o serviço de internet, pode realizar algumas ações compatíveis com a condução, como navegação, por exemplo.

A conectividade entre o veículo elétrico e o smartphone, além de oferecer o mesmo que qualquer carro atual, permite-nos equilibrar as cargas do veículo.

Graças a esta conectividade, podemos realizar, entre outras coisas, carregamentos programados, para que os veículos possam “despejar” energia na rede, na nossa casa nos momentos de maior consumo e serem carregados nos momentos em que a eletricidade é mais barata. Além disso, podemos programar o nosso carro para ajustar o ar condicionado na temperatura que queremos antes de o utilizar (poupado energia da bateria) e desfrutando de maior conforto.