6 conselhos para poupares com o carro elétrico quando o preço da eletricidade dispara

Apesar da crise energética que tem levado a preços altos, os condutores de carros elétricos não precisam de se preocupar muito.

HelloCar.pt 12 out, 2022
Partilhar

6 conselhos para poupares com o carro elétrico quando o preço da eletricidade dispara

O setor energético tem sido o protagonista nas últimas semanas devido à escalada dos preços da eletricidade. Nunca soubemos o preço oficial do megawatt-hora de forma tão atualizada. Apesar da crise energética que tem levado a preços altos, os condutores de carros elétricos não precisam de se preocupar muito.No entanto, a realidade do mercado energético continua repleta de oportunidades e vantagens económicas para quem decide mudar para o carro elétrico. Por mais que o preço da energia continue a subir (a médio prazo, os especialistas prevêem que a tendência de subida continue), por enquanto não deve causar grande impacto o carro elétrico.

A verdade é que quem opta por um carro elétrico pode aproveitar os mecanismos do mercado para sair da atual subida dos preços da energia. Neste artigo, reunimos algumas recomendações básicas para poupares com o carro elétrico diante da escalada dos preços da energia.

  1. As vantagens do mercado livre de eletricidade

    Um dos passos fundamentais na compra de um carro elétrico é determinar como vamos carregá-lo. Tendo em conta que o atual carregamento dos carros elétricos é essencialmente doméstico (nos Estados Unidos, por exemplo, 84% dos carregamentos são produzidos em casa), quase todos os condutores questionam-se se têm de alterar as condições da sua tarifa com a sua companhia elétrica.

    É aqui que ocorre a primeira grande diferença que beneficia todos aqueles que optam por contratar uma tarifa específica para carros elétricos no mercado livre. Em Portugal existem várias companhias elétricas que oferecem tarifas elétricas ideias para carregamento dos carros elétricos, que se podem dividir em três horários a preços diferentes, sendo o período nocturno, o mais económico.

  2. Prioriza a autonomia na escolha de um carro elétrico

    Pode parecer muito óbvio. Se pensarmos em comprar um carro elétrico, a maior ou menor autonomia torna-se um fator crucial. Condiciona o nosso percurso e raio de ação com um único carregamento. Isto é, até onde podemos ir.

    Poderemos viajar de um ponto a outro mais distante sem precisar recarregar num ponto mais caro, ou fazer aumentar a autonomia para não sair dos horários em que a energia é mais barata.

  3. Instala um ponto de carregamento doméstico ou Wallbox

    A instalação de um ponto de carregamento doméstico está intimamente relacionada com mencionado anteriormente. Estes elementos com estas características nunca esteve tão acessível como nos dias de hoje. Além disso, também está indicado para garagens privadas e públicas.

    Em geral, a necessidade de ter esses equipamentos depende dos quilómetros diários que precisamos. Por quê? Porque irá recuperar mais kWh ao mesmo tempo. Lembra-te de que o ponto de carregamento permite uma maior velocidade de carregamento.

  4. Planeia o carregamento

    O planeamento e agendamento dos carregamentos são estratégias que se desprendem de todas as recomendações vistas até o momento. Mesmo assim, não há inconveniente que, com o aumento da conta de luz, adquiram um aspecto mais relevante.

    É aconselhável não perder a vontade de antecipar ao máximo os quilómetros diários ou semanais que vamos percorrer. Isto também está relacionado com a escolha da Wallbox. Existem algumas caixas que apresentam uma inteligência muito útil para personalizar o carregamento.

    Desta forma, conseguie-se gerir de forma mais detalhada e ajustada a quantidade de energia que necessitamos de carregar, evitando sobrecargas ou descuidos que nos obrigam a recorrer à rede pública de carregamento.

  5. Usa de forma inteligente o carregamento público

    É inegável que as infraestruturas de carregamento público ainda são insuficientes, estando previsto que haja um grande investimento por parte das administrações nesta parte. Este problema fez com que a rede pública apresentasse preços altos (não mais que o custo dos combustíveis fósseis, mas mesmo assim altos) para carregar um carro elétrico na rua. Estes também aumentarão se o custo da energia continuar a aumentar.

    Mas tudo nem está perdido. Nem todos os pontos de carregamento públicos têm o mesmo custo. Na verdade, existem pontos de carregamento a preços baixos ou gratuitos. Existem até aqueles que chegam a até 22 kW de potência. Costumam proliferar em alguns centros comerciais ou são patrocinados por empresas locais.

  6. Carregamento com os painéis solares

    Impossível falar do aumento dos preços da luz, e da crise energética que se faz sentir, sem falar num conceito cada vez mais enraizado no nosso dia a dia: as energias renováveis. Atualmente é cada vez mais comum vermos instalados painéis solares nos telhados das casas. Estes painéis absorvem a energia solar para o funcionamento normal de uma casa, sem que se tenha de recorrer à eletricidade da rede convencional.

    Com o autoconsumo elétrico já é possível carregar o carro elétrico, reduzindo o consumo de energia e a fatura de eletricidade, sabias?

    Poupar energia está ao alcance de todos. É tudo uma questão de aplicação de novos hábitos, sendo que mesmo quem tem carros elétricos pode começar a poupar ainda mais.

    Consulta aqui os carros elétricos que temos para ti.