Carros Elétricos: conhece as principais vantagens e desvantagens

Os carros elétricos permitem arrancar na hora, sendo ideais para circular na cidade. Conhece todas as vantagens e desvantagens dos veículos elétricos que vieram para ficar!

HelloCar.pt 15 mar, 2021
Partilhar

Um carro movido a eletricidade é uma boa escolha do ponto de vista ecológico, mas em termos de investimento perde para os automóveis convencionais. Antes de escolheres o modelo que preferes, conhece as principais vantagens e alguns dos aspetos menos positivos dos carros elétricos.

Vantagens dos Carros Elétricos

Claramente existem benefícios na compra de veículos elétricos. Facilidade de condução, ser movido a eletricidade e ter disponível toda a potência a partir das zero rotações, são algumas das vantagens dos carros elétricos:

Zero Emissões

Ao contrário dos carros convencionais, um automóvel 100% elétrico não produz emissões de CO2. Embora na produção de um veículo elétrico e das respetivas baterias haja lugar à emissão de CO2, um estudo realizado pela União Europeia indica que, mesmo nessas circunstâncias, o automóvel elétrico usa apenas dois terços da energia de um carro convencional. 

O monóxido de carbono é tóxico para a saúde humana e animal, sendo responsável por diversos problemas respiratórios e cardiovasculares, para além de contribuir para o aquecimento global. Por isso, ao comprares um carro elétrico estás a contribuir para um ambiente mais ecológico, saudável e sustentável!

Veículos Silenciosos

Os veículos elétricos praticamente não emitem ruído, sendo substancialmente mais silenciosos do que os automóveis convencionais, que utilizam motores de combustão. Assim, em termos de poluição sonora, os carros elétricos são seguramente melhores, comparativamente aos veículos convencionais.

Poupança nos Combustíveis

Claramente o carro elétrico é mais vantajoso do ponto de vista do consumo e poupança, pois, os euros gastos por quilómetro percorrido são inferiores em comparação com o veículo de combustão. Também são mais eficientes em termos energéticos, gastando menos para percorrer a mesma distância de um automóvel convencional.

Para teres uma noção mais concreta, por cada 100 km, um elétrico gasta cerca de dois euros, enquanto que para percorrer a mesma distância, terias de pagar sete euros a diesel ou dez euros se o carro for a gasolina. Que excelente poupança!

Menor Manutenção

Normalmente, os carros a gasolina ou a diesel precisam de manutenção regular, devido aos componentes de desgaste rápido, típicos destes veículos. Com os elétricos não tens de te preocupar com tanta frequência, aliás, existem algumas situações que não tens mesmo de verificar (por exemplo, mudança de óleo).

Benefícios Fiscais

Se estás a pensar carro elétrico, existem algumas regalias para quem compra carro 100% elétrico, que que fazem toda a diferença:

  • Isenção do imposto único de circulação (IUC);
  • Isenção do Imposto sobre Veículos (ISV);
  • Redução dos custos de parqueamento em algumas cidades;
  • Incentivos para comprar veículos elétricos;
  • Benefícios fiscais para empresas (IVA, IRC, Tributação autónoma).

Conhece todas as isenções e benefícios que podes ter direito ao comprares um automóvel 100% elétrico.

Desvantagens dos Carros Elétricos

Os benefícios na compra de um carro 100% elétrico são realmente muitos, mas nem tudo são vantagens. Ainda existem alguns aspetos que precisam ser melhorados para tornar o carro elétrico a melhor opção do mercado. Estas são as principais desvantagens dos automóveis elétricos:

Preço

Comparativamente aos carros a combustão, os veículos elétricos são dispendiosos, mesmo tendo em conta todos os benefícios ambientais e económicos. Em grande parte o valor é justificado pela inovação tecnológica e pelo valor elevado das matérias -primas (motor de cobre e baterias de lítio).

Este é um cenário que vai mudar com o passar do tempo. O desenvolvimento tecnológico, a produção em massa e o aumento das vendas, tende a baixar o preço final destes veículos.

Autonomia

A autonomia de um carro elétrico é inferior à de um automóvel tradicional, pois, uma bateria carregada não faz os mesmos quilómetros que um depósito de combustível. Este é um ponto importante, porque não queres ficar sem bateria a meio de uma viagem! No entanto, para a maior parte dos percursos diários efetuados em cidade, 200 ou 300Km de autonomia são suficientes. 

Semelhantemente ao preço dos carros, esta é uma situação que está gradualmente a mudar, pois, a tecnologia permite criar baterias com mais capacidade. Neste momento, já existem opções de elétricos no mercado com autonomia de 500km, é tudo uma questão de preço!

Carregamento de Bateria

Carregar a bateria pode ser um problema, especialmente se não tiveres acesso a uma garagem com wallbox ou não existirem postos de carregamento na área. 

O próprio processo de carregamento é lento, a maior parte dos automóveis elétricos precisa de oito horas para recarregar as baterias. Podes sempre recorrer a um posto de carregamento rápido, mas se o fizeres de forma recorrente, vai afetar a vida da bateria!

E é isto, agora que já sabes os principais benefícios e as desvantagens de ter um carro elétrico, podes escolher o melhor veículo para o teu dia a dia!