Cuidados que deves ter ao escolher pneus para o carro

Coloca a tua segurança em primeiro lugar e não andes com os pneus carecas! Vê o que precisas para trocar de pneus sem grande stress!

HelloCar.pt 29 abr, 2021
Partilhar

Sabias que os pneus devem ser trocados regularmente? O desgaste é a principal razão para mudar de pneus, pois, se estiverem carecas, podem comprometer a segurança da condução e causar derrapagens e aquaplanagem. Por isso, é muito importante que olhes para os teus pneus com muita atenção!

4 Dicas para escolher os pneus certos para o teu carro

Perceber quando tens de mudar os pneus do teu carro é uma tarefa simples. Procura no pneu a marca TWI (Tread Wear Indicator/indicador de desgaste da banda de rodagem) ou o desenho de um triângulo. Esta marca é um “alto” no pneu com 1,6 milímetros de altura, se estiver gasto está na hora de trocar! Antes de o fazeres, lê as nossas dicas:

1. Lê as indicações dadas pelo fabricante do veículo

Confirma no manual do teu automóvel as recomendações sobre os pneus, nomeadamente a largura, tamanho e pressão ideal. Se não utilizares os pneus certos, podes danificar a direção e a suspensão e até mesmo sofrer um acidente.

2. Identifica os locais onde conduzes

Pensa onde normalmente conduzes: mais na cidade ou fazes grandes percursos na autoestrada? Circulas mais em estrada ou em terra batida? Neva no local onde conduzes habitualmente? Estes são fatores importantes que deves ter em conta na hora de escolher os pneus certos para o teu carro.

3. Compra pneus de qualidade

Se comprares pneus de qualidade, à partida, vão durar mais tempo. Por isso, opta por bons pneus, não necessariamente de grandes marcas, mas que te vão acompanhar por muitos quilómetros.

4. Escolhe o tamanho certo do pneu

Tem a certeza de que o tamanho do pneu é o mais adequado para o teu carro. As medidas mais comuns são 13, 15 e 17 polegadas. Podes verificar facilmente se os pneus se adequam ao teu carro, observando os que já tens ou consultando o manual do carro.

Como podes prolongar a vida dos pneus

É natural que exista desgaste dos pneus, especialmente se conduzes com muita frequência. Mas se tiveres alguns cuidados, podes preservar os pneus do teu carro:

Observa o aspeto geral dos pneus

Periodicamente, procura sinais de impactos, rasgões ou mesmo furos. Um pneu danificado pode causar um acidente quando estás a conduzir, especialmente na autoestrada. Presta especial atenção, se tiveres o carro parado durante muito tempo, pois, mesmo um pneu novo pode perder a elasticidade e deformar-se com o tempo. 

Verifica também se o pneu suplente está em condições de ser usado. Se tiveres um furo, vais usar esse pneu para trocar, por isso tem de estar em bom estado!

Verifica a pressão dos pneus

Se a pressão dos pneus for superior à recomendada, estes podem romper e causar acidentes, se a pressão dos pneus for inferior, a condução pode não ser tão eficiente. Consulta o livro de instruções ou tampa do depósito de combustível, para saberes qual a pressão adequada aos pneus do carro. 

Substitui as válvulas

As válvulas estão sujeitas a pressão cada vez que conduzes, por isso, vão-se desgastando ao longo do tempo. Por isso, não te esqueças de as substituir sempre que mostrarem sinais de desgaste, o que vai prolongar a durabilidade dos pneus.

Alinha a direção

Quando passas por buracos ou bates com as rodas no passeio ou em algum objeto, desalinhas ligeiramente a direção. Para evitar que a condução se torne mais difícil e haja um desgaste dos pneus, alinha a direção, especialmente quando trocares os pneus.

Coloca pneus novos atrás

O ideal é substituir os quatro pneus de uma vez. Mas, se apenas vais substituir dois pneus, opta por os colocar atrás. Desta forma, vais sentir-te mais seguro nas curvas e nas travagens e vais conseguir controlar e manobrar melhor o carro de forma geral.