Manutenção do Carro: o que tens de verificar com regularidade

A manutenção do teu carro é essencial para circulares em segurança. Fizemos uma lista para que não falhes nenhuma revisão!

HelloCar.pt 26 mar, 2021
Partilhar

Para manter o carro em pleno funcionamento, a manutenção é essencial! Por isso, é muito importante que estejas atento a determinados detalhes do carro. Verificar o nível do óleo, prestar atenção ao piso dos pneus ou verificar se tens alguma luz fundida, faz parte da lista!

10 Dicas para manter o teu carro impecável! 

Para o teu carro circular sem problemas, existem alguns aspetos que tens de prestar atenção todas as semanas, outras revisões podem ser efetuadas mensal ou trimestralmente. Fizemos uma lista, para que não falhes nenhuma revisão importante!

1. Funcionamento das Luzes

É muito importante que verifiques se todas as luzes do carro estão a funcionar devidamente. Consegues perceber se os mínimos ou máximos estão ok, mas é mais difícil saber se uma lâmpada traseira está fundida. 

Por isso, a melhor forma é fazer uma vistoria regular às luzes. Uma vez por mês, pede ajuda a um amigo ou familiar e analisa se todas as luzes funcionam, mesmo aquelas que só usas em determinadas circunstâncias, como as luzes de nevoeiro. Zela pela tua segurança na condução e, já agora, foge das multas!

2. Líquido do Pára-brisas

Adiciona água ou líquido para pára-brisas, sempre que for preciso. Para além de ajudar na limpeza do vidro, previne a deterioração das escovas. 

3. Cintos

Os cintos garantem a segurança e conforto de todos os passageiros, por isso, analisa cada unidade de forma minuciosa. Por exemplos, se apresentarem algum tipo de desgaste, deves substituí-los. 

4. Pneus

Olha para os pneus com “olhos de ver”! Procura sinais de impactos, rasgões ou mesmo furos. Um pneu danificado pode causar um acidente quando estás a conduzir, especialmente na autoestrada. Se tiveres o carro parado durante muito tempo, presta especial atenção, mesmo um pneu novo pode perder a elasticidade e deformar-se com o tempo.

Verifica também a pressão dos pneus. Se estiverem com uma pressão superior à recomendada, podem romper e causar acidentes, se a pressão for inferior, a condução não é tão eficiente. Para saberes qual a pressão adequada aos pneus do carro, consulta o livro de instruções ou tampa do depósito de combustível.

Não te esqueças de verificar se o pneu suplente está em condições de ser usado. Se tiveres um furo, vai ser esse pneu que vais usar para trocar, por isso tem de estar em bom estado!

5. Líquido de Refrigeração 

Se queres evitar que o carro sobreaqueça, presta atenção ao nível de líquido no radiador, pelo menos uma vez por mês. A falta de líquido ou anticongelante ou a existência de fugas podem levar ao sobreaquecimento e à corrosão do motor.

6. Óleo do Motor

Idealmente, deves verificar o nível do óleo todas as semanas, pois, é o que lubrifica todas as partes que compõem o motor. Mas se o fizeres uma vez por mês e estiveres ao atento a fugas, pode ser suficiente.

Verificar o óleo é um procedimento simples, que podes fazer rapidamente. Imobiliza o carro num local plano, deixa o motor arrefecer, retira a vareta, limpa e volta a introduzir. O nível de óleo deve estar entre os indicadores mínimo e máximo da vareta.

Já a mudança do óleo, deve ser feita a cada 20 mil quilómetros. Procura utilizar o tipo de óleo adequado, preferencialmente o recomendado pela marca. Neste momento, também é importante que substituas o filtro do óleo.

7. Filtro do Ar do motor

Responsável por filtrar a entrada de impurezas no motor do carro, convém que seja trocado regularmente (normalmente recomendado aos dez mil quilómetros). 

8. Velas de Ignição

Verifica o estado das velas de ignição, pois são essenciais para a combustão no motor. Se estes componentes não estiverem nas devidas condições, vão aumentar o consumo e diminuem a potência e o desempenho do automóvel.

9. Travões

Não é preciso dizer que os travões são extremamente importantes, por isso verifica se estão a travar bem em segurança, sem sinais de desgaste. Leva o automóvel ao mecânico para trocar as pastilhas dos travões uma a duas vezes por ano.

10. Amortecedores

Especialmente em piso mais irregular é que percebemos a importância dos amortecedores. Por isso, está atento a estes componentes, testa o comportamento do carro em piso seco, para te preparares para os dias de chuva ou vento forte.

Agora não tens desculpa para ter o carro sempre pronto para a estrada, é só ir verificando a nossa lista!