Como lavar bem o carro? Segue as nossas dicas!

Lava bem o teu carro! Dicas para que o teu veículo fique a brilhar, sem grande esforço e sem gastar muitos euros!

HelloCar.pt 20 mai, 2021
Partilhar

Gostas de ter o teu carro impecável e a cheirar bem? Este artigo é para ti! Deixamos algumas dicas para que o teu veículo fique a brilhar, sem grande esforço e sem gastar muitos euros! 

Na realidade, não precisas de muitas coisas para deixar o teu carro limpo e com bom aspeto. Escolhe um lugar à sombra, providencia água e detergente próprio para lavagem de veículos, panos absorventes e toalha de microfibra e claro, uma boa dose de paciência e tempo!

Dicas para Limpar o Interior do Carro

Agora que já reuniste todo o equipamento necessário, é só arregaçar as mangas e começar a limpar. Sugerimos algumas ideias para que não te escape nada:

1. Organiza o interior do carro

Sabes todos aqueles objetos que pensavas que tinhas perdido? Provavelmente estão debaixo de um banco ou algures na mala do carro. Aproveita para escolher o que é mesmo importante ficar no carro e o que tem de voltar para o seu devido lugar! 

2. Aspira todo o interior

Começa numa ponta do carro e termina na outra! Sim, não é um trabalho agradável, especialmente se o interior estiver muito sujo, mas é mesmo necessário. E não fiques apenas pelo chão, aspira cuidadosamente os estofos, pois estes acumulam muito pó e migalhas. E não te esqueças de sacudir os tapetes!

3. Limpa as Superfícies

Utiliza produtos próprios para o interior dos veículos e limpa cuidadosamente o tablier, o volante, os puxadores, as manetes de mudanças, o travão de mão, os cintos de segurança e os botões.

Dicas para Lavar o Exterior do Carro

Normalmente, o exterior é a parte do carro que se nota que está mais suja, por isso tem mesmo de ser bem lavado. Segue os nossos passos para não falhares nenhum spot:

1. Lava primeiro as jantes

Utiliza um líquido desengordurante, espera uns dois ou três minutos e esfrega as jantes com uma escova, para limpar bem o óleo dos travões e a sujidade acumulada. É importante que comeces pelas jantes primeiro, para evitar salpicar o carro.

2. Passa o carro por água limpa

Inicia a lavagem pela parte de cima do carro, preferencialmente com água quente, para amolecer e conseguires limpar com mais facilidade a poeira e sujidade. 

3. Utiliza detergente próprio

Coloca água e detergente próprio num balde e com um pano de microfibras dá uma boa esfregadela, em movimentos circulares. É muito importante que apenas utilizes detergentes específicos para lavagem de veículos, pois os outros produtos podem danificar a pintura do teu carro! Utiliza também panos de microfibra, como são mais macios removem melhor a sujidade sem riscar o carro!

4. Seca bem o carro

Para evitar marcas, mal termines de passar água limpa depois da lavagem, seca bem o veículo, preferencialmente num local com sombra. Para facilitar o processo, podes colocar um pano ou toalha no tejadilho do carro para absorver a maior parte da água e evitar que escorra pelas laterais do carro.

5. Cuida dos detalhes

Se quiseres deixar mesmo o carro impecável, dedica-te aos pormenores. Certifica-te que os vidros e os espelhos ficaram bem, dá um toque às óticas, aos puxadores e matrículas e verifica a limpeza e funcionamento dos parabrisas. Sabe o que precisas de verificar regularmente para o teu carro funcionar a 100%.