Comprar um carro usado pode ser um sonho, mas se não tiveres alguns cuidados, pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Por isso, deixamos uma lista do que deves estar atento quando fores comprar um carro usado!
Cuidados que deves ter ao comprar carro
Já sabes o modelo que queres, fizeste a tua pesquisa e encontraste o carro usado mesmo à tua medida! Será? Para não seres enganado e comprares “gato por lebre” toma alguns cuidados no momento da compra:
1. Verifica a Documentação do Carro
Antes de avaliares o estado em que o carro se encontra, analisa a documentação. Confirma que todos os documentos estão atualizados e que os dados do Cartão de Cidadão do proprietário e do Documento Único Automóvel coincidem (nome, morada e número fiscal).
No Documento Único Automóvel verifica se existem hipotecas ou reservas de propriedade. Se for o caso, o automóvel só pode ser vendido com autorização da entidade financeira.
Se quiseres saber se o carro tem estado a circular com o seguro obrigatório, podes consultar essa informação no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Para este serviço gratuito, apenas precisas de inserir a matrícula.
Também convém saber se o carro está ou não penhorado. Para teres a certeza, podes pedir o certificado de registo automóvel no Instituto dos Registo e Notariado, online ou presencialmente (tem um custo de dez euros). Este passo pode salvar-te de muitas dores de cabeça!
Assim, estes são os documentos que deves analisar antes de comprar um carro usado:
- Cartão de Cidadão do Proprietário (CC);
- Documento Único Automóvel (DUA);
- Certidão Permanente do Registo Automóvel;
- VIN (número de identificação do carro);
- Ficha de inspeção do carro;
- Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)Livro de revisões;
- Documentos da importação e legalização (no caso de carro importado).
2. Conduz o carro
A melhor maneira de saber em que estado o carro se encontra e como se comporta na estrada, é conduzir! Por isso, faz um test drive, preferencialmente num percurso com diferentes tipos de piso, que permita usar a caixa de velocidades, travar e acelerar.
Repara se o carro “pega à primeira” e se não acende nenhuma luz de alerta no painel. Durante a condução, presta atenção aos barulhos do motor, dos travões ou mesmo da suspensão e se nas retas, o carro tem tendência para fugir da estrada. Testa os piscas, as escovas, os espelhos, o aquecimento e o ar condicionado. No final, desliga o carro e verifica se há sinais de aquecimento do motor (se a temperatura aumentou demasiado).
3. Inspeciona o estado do carro
Não tenhas receio de pedir informações sobre o historial do carro, quais as peças que já foram trocadas e a razão da substituição, se o carro já sofreu algum tipo de acidente, etc.
Estas são as áreas a que deves prestar atenção quando estiveres a avaliar o aspeto exterior e interior do carro que pretendes comprar:
Exterior do Automóvel
- Examina o estado da pintura, preferencialmente à luz do dia e com o carro seco (se apresentar bolhas, pode indicar ferrugem; se a cor for diferente em algumas zonas, pode ter sofrido um acidente);
- Atesta o estado da carroçaria (amolgadelas, riscos, sinais de batida, etc);
- Confere se as portas fecham bem e encaixam perfeitamente;
- Analisa os faróis e os espelhos;
- Testa os amortecedores empurrando o carro para baixo (se abanar duas ou mais vezes quando largas, quer dizer que os amortecedores estão em más condições);
- Verifica o estado dos pneus (desgaste irregular pode ser falta de alinhamento das rodas ou o chassi empenado);
- Confirma se o número do chassi gravado junto ao motor ou no vidro da frente, condiz com a informação do documento do automóvel;
- Presta atenção ao motor, se o ruído que produz é constante, se tem sinais de fuga de óleo ou se está demasiado limpo;
- Analisa o estado e a validade da bateria;
- Verifica o nível de óleo.
Interior do Automóvel
- Está atento a odores desagradáveis e a sinais de humidade no teto e na bagageira do carro;
- Examina todos os instrumentos de bordo, como faróis, buzina, limpa pára-brisas, desembaciador, piscas, luzes de travagem, velocímetro, indicador de temperatura, aquecimento e ar condicionado, rádio, entre outros, para confirmar que tudo está a funcionar devidamente;
- Observa o estado dos estofos e tapetes e o desgaste do volante e dos pedais.
4. Pede opinião ao mecânico
Pede a um mecânico da tua confiança para ver o carro, os olhos destes profissionais estão treinados para identificar problemas típicos ou sinais de alerta.
Este passo pode parecer dispensável, mas certamente vai evitar problemas a longo prazo.
Se seguires à risca os nossos conselhos, vais comprar um carro que se adequa às tuas necessidades e não vais ter surpresas pelo percurso. Aproveita o teu novo carro!