Onde podes comprar carros usados? Deixamos umas ideias!

Vais comprar um carro usado? Estes são os locais onde podes fazer os melhores negócios!

HelloCar.pt 25 mar, 2021
Partilhar

Estás a pensar comprar o teu primeiro carro ou trocar para um diferente do que já tens? E gostarias de saber qual o melhor local para comprar? Isso depende do que pretendes. Se preferes o contacto direto com o proprietário da viatura, é melhor comprares a um particular. Mas se pretendes algum tipo de garantia, é aconselhável recorrer a um stand ou uma concessionária da marca. 

Locais onde podes comprar Carros Usados

Hoje em dia, é possível comprar um carro usado em muitos locais. Uma compra direta a uma pessoa em particular, stands ou concessionárias da marca, sites específicos de venda de automóveis online, leilões ou mesmo o mundo das redes sociais, são algumas opções para encontrares o teu carro de sonho! Mas antes de procurares o carro dos teus sonhos, dá uma vista de olhos às nossas dicas para comprar o veículo usado que se adapta a ti e à tua carteira!

1. Comprar carro a particulares

Se já sabes qual o carro que queres comprar, pergunta a amigos e familiares se conhecem alguém que está a vender esse modelo. Esta pode ser uma forma de encontrares o carro que pretendes a um bom preço, com a particularidade de conseguires saber todo o historial da viatura.

Também é possível encontrar carros à venda por particulares online ou mesmo em grupos nas redes sociais. Neste caso, presta especial atenção às fotografias e às características descritas no anúncio ou post e, naturalmente, nunca compres um automóvel sem o ver primeiro!

Adquirir um automóvel usado a um particular tem algumas vantagens, como a possibilidade de conhecer as especificidades do carro e eventualmente o motivo da venda do mesmo. Como não existe intermediário entre comprador e vendedor, normalmente, o preço é mais vantajoso e negociável. No entanto, este tipo de compra não está coberta por nenhuma garantia, ou seja, depois de comprares o carro e, se algo correr mal, nada feito! Arcas com os problemas e com as despesas que possas vir a ter para os resolver.

2. Comprar carro em Stands e Concessionárias

Ir a um stand de automóveis, loja multimarca ou concessionária de uma determinada marca é uma opção para comprar carro usado. Se pretendes um determinado modelo ou um seminovo, provavelmente, esta é a melhor forma de o adquirir.

Normalmente, nestes locais, é possível adquirir veículos mais recentes, com pouco quilómetros ou com historial de revisões na marca. Também é habitual existir apoio ao processo de compra e venda, acesso a financiamento, possibilidade de troca e garantia (frequentemente de dois anos). No entanto, os automóveis costumam ser mais caros e, muitas vezes, o “brilho” destes locais pode esconder possíveis defeitos das viaturas.

3. Comprar carro em leilões

Nos leilões, existem automóveis para todos os gostos: usados em bom estado, viaturas modificadas (tunning), carros acidentados ou com problemas para resolver e até mesmo automóveis especiais (táxis, carros da polícia, ambulâncias). Por isso, comprar carros em leilões é uma opção arriscada, pois não é possível avaliar bem o veículo antes da compra. Pode estar com a chapa em bom estado, mas ter tido um acidente ou avaria do motor.

Mas, se estás disposto a arriscar, existem locais físicos e sítios online onde é possível, com alguma paciência e tempo, comprar um carro usado. Procura saber o máximo de informação possível sobre o automóvel que estás interessado, presta bem atenção aos detalhes fornecidos e às fotografias facultadas. E inteira-te de todos os custos associados, para não seres apanhado desprevenido. Fazer uma pesquisa sobre os potenciais problemas que o modelo que pretendes comprar costuma ter, é uma forma de saberes com antecedência o que poderás ter de resolver.

4. Comprar carros importados

Cada vez mais esta é uma opção viável para comprar carro usado em bom estado, especialmente devido ao valor do imposto sobre veículos ser inferior no estrangeiro. 

No entanto, o facto de ser possível comprar veículos recentes a um bom preço, não ameniza as desvantagens deste tipo de compra. Normalmente, é difícil conhecer o historial do carro, não é possível ver fisicamente o veículo antes da compra e é necessário que estejas preparado para pagar a legalização da viatura e enfrentar todo o processo burocrático! 

5. Comprar carro online

É a forma mais intuitiva e cómoda de comprar um carro! Podes fazer toda a pesquisa a partir do teu telemóvel e agendar para ver o automóvel e, eventualmente, fazer negócio! Os locais mais procurados são os stands online e as redes sociais. 

Nos sites especializados - como é o caso da hellocar.pt - é possível realizar a pesquisa de forma fácil e intuitiva e ter acesso a todo o tipo de veículos particulares ou de concessionárias. Variedade de fotos, marca, cilindrada, quilómetros do carro e detalhes da viatura é o tipo de informação que podes encontrar nestes anúncios. E, claro, o acesso direto ao vendedor, de forma rápida e simples, através de uma mensagem ou telefonema, é uma das principais vantagens.

Marketplaces ou grupos das redes sociais também podem ser um local relevante para encontrar o carro que procuras. Se estás à procura de um novo automóvel, podes aderir a grupos especializados ou guardar pesquisas para receberes alertas.

Cuidados que deves ter

Comprar um carro online implica alguns cuidados que não deves descurar:

  • não envies dinheiro antecipadamente;
  • pede toda a informação possível (mais fotos, detalhes dos problemas do carro, etc);
  • Vai ver o carro fisicamente antes da decisão final, preferencialmente num local público com circulação de pessoas;
  • Conduz o automóvel, é a melhor forma de identificar problemas;
  • Se possível, leva o carro ao mecânico antes da compra, para que possas ter uma avaliação profissional.

Sabe mais sobre os cuidados que deves ter antes de comprar um carro usado!