6 Dicas para Comprar Carro Usado

Vais comprar carro? Estes são pontos fundamentais para comprares o automóvel que se adapta a ti e à tua carteira.

HelloCar.pt 01 abr, 2021
Partilhar

Comprar carro é um passo importante, mas não tem de ser como saltar de um precipício a toda a velocidade! Listamos os pontos fundamentais para fazeres a melhor escolha e comprar o automóvel que se adapta às tuas necessidades e à tua carteira. 

1. Define os euros que queres gastar

Não faz sentido procurar o carro dos teus sonhos, se a tua conta bancária não acompanha o pensamento. Por isso, define, à partida, o dinheiro que pretendes gastar no veículo. Aproveita também para pensar nos gastos mensais que vais ter com seguro automóvel, combustível, impostos e manutenção.

2. Escolhe o carro que precisas

Procura aquilo que precisas, que não é necessariamente o que queres. Confuso? Ter um carro com mais cilindrada pode ser mais atraente, mas também implica mais consumos, por isso, pode não ser a escolha mais inteligente.

Uma forma de perceberes exatamente o que precisas, é elencar todas as características que o carro tem mesmo de ter, para satisfazer o teu desejo e a tua carteira! Por exemplo, pensa no tipo de uso que vais dar ao carro, se for para usar na cidade, opta por um carro mais pequeno, fácil de estacionar. Se tiveres filhos, podes precisar de um pouco mais de espaço na bagageira e tens a opção de carrinha ou sedan. O importante é adaptar às tuas necessidades, aos teus gostos e, principalmente, ao teu bolso.

3. Pesquisa em vários locais

Procura informação online sobre os carros que estão na tua lista, consulta as marcas para obteres informações mais detalhadas do equipamento de série ou reviews que te permitam identificar problemas recorrentes. Com tanta informação espalhada em tantos canais, não há desculpa para não reunires tudo o que precisas!

4. Marca para conduzir o carro

Quando encontrares um ou dois carros que correspondem aos teus gostos e necessidades e, naturalmente dentro das tuas posses,  combina com o proprietário ou vendedor, 30 minutos de condução. Desta forma, vais conseguir perceber ruídos e avaliar como o carro se comporta em estrada. Conduz em diferentes superfícies, usa bem a caixa de velocidades e não te esqueças de observar o painel, as luzes de aviso, normalmente, são sinal de que algo não está bem.

5. Analisa o veículo ao pormenor

Analisa atentamente todos os documentos do veículo, certifica-te que os dados estão corretos e que não existe nenhum problema legal pendente, por exemplo, penhoras. 

Observa, ao pormenor, tanto o interior como o exterior do carro. O estado geral do automóvel, a pintura, as luzes, os estofos ou vestígios de humidade são alguns dos pormenores a que deves estar atento. Conhece, mais ao detalhe, os cuidados que deves ter antes de comprar carro.

6. Negoceia o melhor preço

Estás mesmo interessado no carro? Ótimo! Mas não te esqueças que podes sempre negociar! Normalmente, tanto os stands como os vendedores particulares ajustam o preço para acomodar espaço de negociação. Este é o momento certo para evidenciar todos os aspetos negativos que encontraste na vistoria ao veículo.

O que deves fazer depois de comprar carro

Estabeleceste o teu teto monetário, fizeste a tua pesquisa, avaliaste bem a viatura e fizeste negócio. Resultado: tens um carro novo! Mas o teu trabalho não pára por aí, existe um conjunto de ações importantes que tens de prestar atenção:

Seguro

Contratar um seguro automóvel é obrigatório, por isso tens de optar por uma seguradora. Como existem muitas opções no mercado, consulta as nossas dicas para escolher o melhor seguro automóvel.

Revisão geral

O ideal é levar o carro ao mecânico antes da compra, para que ele possa dar a sua opinião profissional sobre a condição do veículo. Mas, após a compra, também é importante verificar se alguns componentes do automóvel precisam de ser substituídos. Por exemplo, as escovas, o filtro do ar, a mudança de óleo, etc. Esta é a lista que tens de ter em mente para uma boa manutenção do carro

Limpeza e desinfeção

Este é um ponto importante, particularmente se comprares um carro usado. Podes aspirar o interior do carro e lavar o exterior ao detalhe ou então recorrer a uma empresa especializada em lavagem auto. Naturalmente que a primeira opção vai ficar mais em conta!