Compra do primeiro carro usado: dicas para fazeres o melhor negócio!

Dicas para escolheres o teu primeiro carro usado, sem pressa e sem correr riscos!

HelloCar.pt 30 abr, 2021
Partilhar

Tiraste a carta e queres comprar o teu primeiro carro. Que boa ideia! Mas antes de começares a circular em grande, tens de escolher a máquina certa. Deixamos algumas dicas para te ajudar a fazer o melhor negócio!

1. Define o teu orçamento

Sabes o teu carro de sonho? Dificilmente vai ser o teu primeiro automóvel! Tens de ser realista, pois, a tua conta bancária pode não acompanhar o teu desejo. Por isso, define, à partida, os euros que podes gastar no veículo. Aproveita também para pensar nos gastos mensais que vais ter com seguro automóvel, combustível, impostos e manutenção.

2. Cria uma lista “must have”

Lista todas as características que precisas no teu carro, que vão de encontro às tuas reais necessidades. Para saberes o que realmente precisas, pensa sobre o tipo de uso, a duração das viagens que vais fazer, se vais circular na cidade ou se precisas de dar boleia a alguém. A resposta a estas questões pode ajudar-te a decidir o tipo de veículo que precisas comprar.

3. Pesquisa opções no mercado

Procura informação sobre os carros que estão na tua lista, consulta as marcas para obteres informações mais detalhadas do equipamento de série ou reviews que te permitam identificar problemas recorrentes. 

De seguida, procura o carro que pretendes nos diversos locais existentes. Uma compra direta a uma pessoa em particular, stands ou concessionárias da marca, sites específicos de venda de automóveis online, leilões ou mesmo o mundo das redes sociais, são algumas opções para encontrares o teu primeiro carro!

4. Observa o carro com atenção

Analisa com atenção os documentos do automóvel, certifica-te que os dados estão corretos e que não existe nenhuma dívida ou problema legal pendente.

Observa, de forma pormenorizada, o interior e o exterior do carro. O estado geral do automóvel, a pintura, as luzes, os estofos ou vestígios de humidade são alguns dos pormenores a que deves estar atento. Conhece, mais ao detalhe, os cuidados que deves ter antes de comprar carro.

5. Faz um test-drive

Se gostaste de um ou mais carros, que vão de encontro às tuas necessidades e orçamento estipulado, combina uns 30 minutos de condução. Esse tempo vai ser suficiente para perceber ruídos e avaliar como o carro se comporta em estrada.

Conduz em diferentes superfícies, usa bem a caixa de velocidades e não te esqueças de observar o painel, as luzes de aviso acessas, normalmente, são sinal de que algo não está bem.

6. Pede opinião a amigos e familiares

Conversa com pessoas que já conduzem há mais tempo ou que tenham experiência na compra de automóveis. Pede a um mecânico da tua confiança para ver o carro, os olhos destes profissionais estão treinados para identificar problemas típicos ou sinais de alerta. 

7. Negoceia o preço do automóvel

Se encontraste o carro certo para ti, está na hora de negociar o preço! Normalmente, tanto os stands como os vendedores particulares ajustam o preço para que haja espaço para negociação. Não te esqueças de evidenciar todos os aspetos negativos que encontraste quando observaste o veículo.

O que deves fazer depois de comprar carro

Já tens um carro novo, ótimo, mas ainda tens de fazer algumas coisas para estar tudo em ordem: 

Se seguires à risca as nossas dicas, vais comprar um carro que se adequa às tuas necessidades e não vais ter surpresas pelo percurso. Aproveita o teu primeiro carro!