6 Dicas que vão ajudar a vender o teu carro!

Queres vender o teu carro? Deixamos umas dicas para que vendas bem o teu carro e no menor tempo possível!

HelloCar.pt 18 mar, 2021
Partilhar

Queres vender o teu carro? Preferencialmente de forma rápida e sem grande stress? Sim, é possível! Segue as nossas dicas e vais fechar negócio bem rápido!

1. Prepara-te bem e sê honesto

É importante que saibas responder, de forma honesta, às perguntas que os compradores possam ter. É normal que queiram saber os consumos do carro, como se comporta na estrada, quais os extras que têm, os acidentes ou avarias frequentes e ainda quais as peças que já foram trocadas. 

Por isso, faz uma lista de todas as características do carro, mesmo as menos positivas. Não escondas amolgadelas ou riscos ou outras questões sobre o estado geral do carro. Um veículo usado tem defeitos e quanto mais claro fores, melhor informado fica o comprador e menos reclamações vais ter! 

2. Deixa o Carro impecável

Quem não gosta de entrar num carro limpo e a cheirar bem? Por isso, organiza e limpa bem o interior e exterior do automóvel. O veículo pode não ser novo, mas ter um aspeto cuidado é muito importante do ponto de vista do comprador. E as fotografias que tirares para o anúncio, vão ficar muito melhores!

3. Avalia bem o valor do carro

Idealmente queres receber o valor que pagaste pelo carro, mas isso não é realista. Os automóveis desvalorizam desde o momento que saem da marca! Para chegares ao preço justo, tens de considerar o estado geral do automóvel, a marca, a cilindrada e o valor que está a ser praticado no mercado. 

Por isso, analisa carros que estão à venda com as mesmas características que o teu. Considera os extras que o teu carro pode ter e o desgaste que apresenta. Estipula um valor mínimo de venda (que consideras justo e não vais descer desse valor) e encontra um valor médio, com margem para negociação. 

4. Escolhe onde vender o carro

Tens sempre a opção de entregar o carro a um stand, mas isso vai diminuir o valor que vais receber pelo veículo. Ou podes usar uma estratégia diferente na venda do carro, publicando um anúncio online, nos sites destinados ao efeito, como  a plataforma hellocar.pt ou ainda publicitando nas redes sociais.

Embora existam custos reduzidos, ao colocares o teu carro usado na plataforma hellocar.pt, estás a um passo da venda! Introduzir a informação e as imagens  é super intuitivo e rapidamente vais ter o anúncio aprovado. Depois é só receber contactos de pessoas interessadas e partir para a negociação.

5. Tira boas fotos

Lembras-te de anúncios com fotografias desfocadas e em ambientes escuros? Provavelmente não, porque ninguém olha duas vezes para essas propostas! Não queres que aconteça o mesmo ao teu anúncio de carro!

Não precisas de muita experiência, apenas atenção a alguns detalhes:

  • limpa e lava o carro;
  • escolhe um local bem iluminado para tirar as fotografias, preferencialmente ao ar livre e com luz natural;
  • mostra o carro de diferentes perspetivas (dianteira, traseira, mala, bancos traseiros, jantes, bancos dianteiros, consola central e volante);
  • tira fotografias dos pormenores que acrescentam valor ao carro (jantes, estofos de couro, etc);  
  • não tentes esconder as imperfeições (vão estar visíveis quando forem ver o carro);
  • não exageres na quantidade de fotografias, ninguém quer ver um book profissional do teu veículo!

6 - Escreve um anúncio interessante

Este é o momento para soltar a criatividade que há em ti! Cria um texto apelativo, que forneça o máximo de informação possível sobre o automóvel (ano, cilindrada, km, tipo de combustível, etc). Não te esqueças de evidenciar características específicas e verdadeiras do carro, como consumos, facilidade em estacionar, a pintura super cuidada, o que fizer sentido no teu caso.

Quanto mais informação inserires, de forma clara e direta, menos mensagens com perguntas vais receber e apenas vais ser contactado por pessoas realmente interessadas!

Cuidados que deves ter após venda

Depois de seguires as nossas dicas, conseguiste vender o teu carro. Parabéns! Mas o trabalho ainda não terminou, para que a venda corra sem percalços, tens de estar atento a alguns detalhes:

  • Recebe o pagamento da venda, preferencialmente, por transferência bancária (podes oferecer-te para acompanhar o comprador ao banco para efetuar a transação no momento);
  • Preenche, assina e entrega o Requerimento do Registo Automóvel (enquanto não mudar de proprietário, continuas a ser responsável pelo pagamento do IUC do veículo);
  • Cancela a apólice de seguro ou transfere para outro carro que tenhas adquirido (em caso de acidente, não és responsável, se tiveres na tua posse a prova de transferência de propriedade e o pedido de cancelamento da apólice de seguro).