Carros Elétricos: tudo o que precisas saber antes de comprar!

Estás interessado num carro elétrico? Respondemos a algumas das perguntas mais importantes, para que compres o modelo certo!

HelloCar.pt 08 mar, 2021
Partilhar

Se tens uma costela ecológica, percorres pequenas distâncias diariamente e tens possibilidade de carregar o automóvel em casa, um veículo elétrico pode ser a melhor solução para ti! De certeza que tens muitas questões, por isso vamos esclarecer todas as tuas dúvidas! Preparado? 

O que são Carros Elétricos?

São veículos que se movem a energia elétrica. Surgiram com a necessidade de encontrar uma alternativa ecológica e sustentável aos automóveis tradicionais, movidos a combustíveis fósseis, como petróleo e gás. 

Ao contrário dos automóveis tradicionais, o veículo elétrico é propulsionado por um motor elétrico (sem partes mecânicas, o que implica uma menor manutenção) e  alimentado por uma bateria recarregável.   

Alguns modelos elétricos estão equipados com um sistema de regeneração, que aproveita as travagens para gerar energia elétrica, carregando assim, parte da bateria.

Que tipos de Carros Elétricos existem?

Apenas são considerados elétricos os automóveis que dependem a 100% de eletricidade, sem a necessidade de utilização de motores de combustão. Mas também podes encontrar no mercado atual, veículos com tecnologias mistas, os chamados híbridos (com ou sem plug-in). 

Carros Elétricos

São veículos 100% elétricos, que não utilizam nenhum tipo de motor a combustão. Como funcionam apenas a eletricidade, não emitem CO2, sendo considerados a opção mais amiga do ambiente.

Carros Híbridos

Os veículos híbridos têm um motor elétrico e um convencional. O motor elétrico é carregado, exclusivamente, através da energia produzida pelo motor convencional. Neste tipo de carros, não é possível utilizar um carregador externo, por isso, a autonomia da bateria é reduzida. 

Carros Híbridos Plug-in

Os automóveis híbridos plug-in utilizam dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional, que pode ser a gasolina ou a diesel. Como o motor elétrico apenas tem uma autonomia de 50km, é necessário recorrer ao motor tradicional, para não ficares a meio do caminho. 

Enquanto funciona a eletricidade, não emite CO2 e pode ser carregado como um carro elétrico - em casa através de uma wallbox ou em postos de carregamento elétrico públicos.

Como e onde Carregar Baterias

O processo de carregamento de um veículo elétrico não é complexo, embora possa ser demorado. Existem, basicamente, três formas de recarregar as baterias um automóvel elétrico ou híbrido plug-in:

1. Tomadas Convencionais

É possível carregar o automóvel elétrico em casa, mas não é o mais aconselhado, isto porque as tomadas normais não estão preparadas para carregamentos longos. Este tipo de carregamento pode demorar oito ou mais horas, para o  equivalente a 100 km de autonomia. 

2. Wallbox

O chamado posto de carregamento doméstico é a alternativa ao carregamento em casa. É um método mais seguro e rápido, entre três a 5 horas horas para carregar o equivalente a 100 km de autonomia. 

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, que se adaptam à instalação elétrica de casa e que permitem monitorização de consumos e ligação ao smartphone.

3. Posto de Carregamentos Elétricos Públicos

Existem diversos postos de carregamento espalhados pelo país. A maioria carrega 100 km de autonomia em cerca de quatro horas. Também estão disponíveis alguns psotos de carregamento rápido - 100 km de autonomia em menos de 30 minutos - mas usar esta forma de carregamento regularmente, impacta negativamente as baterias.

Incentivos Fiscais para comprar Carros Elétricos

O Estado Português incentiva à compra de veículos 100%, através de um apoio direto à compra e também por meio da isenção do pagamento do imposto único de circulação (IUC) e do imposto sobre veículos (ISV).

Se tens uma empresa, existem benefícios fiscais interessantes, como a possibilidade de dedução de IVA, a isenção de tributação autónoma e depreciação do veículo elétrico.

Conhece todos os incentivos disponíveis se quiseres comprar um carro 100% elétrico.

Vantagens e Desvantagens de Carros Elétricos

Um carro movido a eletricidade é mais ecológico, mas também é mais caro, se fizeres a comparação com os automóveis convencionais. Estas são as principais vantagens e alguns dos aspetos menos positivos dos carros elétricos:

  • Mais ecológicos (zero emissões de CO2);
  • Menor poluição sonora, pois são muito silenciosos;
  • Menor manutenção, pois tem menos peças de desgaste;
  • Benefícios fiscais como isenção de IUC e ISV.

Por outro lado, estes são os aspetos menos positivos dos carros elétricos:

  • Preço - ainda é elevado, especialmente se compararmos com os carros movidos a combustível fóssil;
  • Autonomia - a maior parte dos carro, com os preços mais acessíveis, ainda estão limitados na quantidade de km que podem fazer, apenas com uma bateria carregada;
  • Carregamento - é possível recarregar um automóvel elétrico no tomada convencional, mas demora muito tempo. Existem wallboxs e postos de carregamento, que reduzem o tempo necessário, mas mesmo assim é um processo que pode demorar 3 a 4 horas.

Conhece todas as vantagens e desvantagens de ter um carro elétrico.