Conhece os tipos de Carros Elétricos!

Sabe a diferença entre carros elétricos, veículos híbridos e automóveis híbridos plug-in.

HelloCar.pt 23 abr, 2021
Partilhar

Parece um tema confuso, mas não é. Apenas são considerados veículos elétricos aqueles que são movidos 100% desta forma. Depois existem automóveis híbridos e híbridos plug-in. Não te preocupes, explicamos tudo de seguida!

O que são Carros Elétricos?

Então, carros elétricos são aqueles veículos movidos 100% a eletricidade, que não usam nenhum outro combustível, além da energia elétrica das baterias. O Model X, Model S e Model 3 da Tesla são exemplos de carros verdadeiramente elétricos.

Os automóveis elétricos também têm a particularidade de carregar as baterias através de uma tomada, o que os diferencia de um veículo híbrido, por exemplo. Mas explicamos de seguida todas as diferenças, entretanto, podes espreitar aqui como carregar o teu elétrico.

Tipos de Veículos Elétricos

Embora se considere apenas carro elétrico aquele que é movido a eletricidade como única forma de energia, é muito comum ouvir essa expressão para veículos híbridos e híbridos plug-in. Por isso, para simplificar a explicação, vamos considerar tipos de veículos elétricos:

Veículos Elétricos (BEV)

Como já mencionamos, este é o verdadeiro carro elétrico, movido a energia elétrica das baterias na totalidade, não usando nenhum tipo de combustível. Os BEV (Battery Electric Vehicle) utilizam um ou dois motores elétricos alimentados por baterias, que são carregadas através de uma ligação à rede elétrica.

Zero emissões, motor silencioso, menor manutenção e poupança nos combustíveis são as principais bandeiras deste tipo de veículo. Por outro lado, ainda são veículos mais caros, na sua grande maioria com autonomia inferior aos carros convencionais e pode ser uma aventura carregar as baterias. Sabe mais sobre as vantagens e desvantagens de um carro elétrico.

Veículos Híbridos (HEV) 

Os veículos híbridos (Hybrid Electric Vehicle), combinam um motor a gasolina para uma maior autonomia e bateria e motor elétrico para uma maior eficiência energética.

Basicamente este é o funcionamento de um automóvel híbrido: o combustível utilizado permite mover o carro e gera energia para carregar as baterias. O motor elétrico é utilizado para tornar o carro mais eficiente ou para um boost extra. 

Ao contrário dos carros 100% elétricos, os híbridos não podem ser carregados diretamente na tomada, no entanto, têm uma maior autonomia que os elétricos e gastam menos combustível que os automóveis com motor a combustão. Sabe mais sobre as diferenças entre carros elétricos e veículos híbridos.

Veículos Híbridos Plug-in (PHEV) 

Este tipo de automóvel alia o melhor dos dois mundos, ou seja, funciona a combustível e permite carregamento elétrico. Assim, se precisares de fazer percursos longos utilizas o tanque de combustível, se fizeres trajetos mais curtos, poupas uns euros utilizando a eletricidade.

A bateria elétrica dos veículos híbridos plug-in pode ser recarregada através da travagem regenerativa (conversão de parte da energia perdida na travagem em eletricidade) e por cabo na rede elétrica. Seat Leon e-hybrid, Hyundai Ioniq Plug-in e Kia Ceed SW PHEV são alguns exemplos de veículos híbridos plug-in comercializados em Portugal.