O que são Bicicletas Elétricas e como escolher o melhor modelo?

Estás a pensar em comprar uma bicicleta elétrica? Vê as nossas dicas e escolhe o modelo certo para ti!

HelloCar.pt 15 abr, 2021
Partilhar

Estás a pensar em comprar uma bicicleta elétrica? Que ótima decisão! Explicamos o que são bicicletas elétricas e deixamos umas dicas para escolheres o modelo certo para ti! Vamos pedalar?

O que é uma Bicicleta Elétrica?

De forma simples, as bicicletas elétricas têm um motor elétrico integrado e uma bateria para te ajudar a pedalar! A maior parte das bicicletas elétricas existentes em Portugal funcionam com sistemas de assistência, ou seja, pedalas para ativar o motor elétrico de baixa potência.

As bicicletas permitidas em Portugal são as chamadas Pedelec, com limite máximo de velocidade de 25 km/hora. São equiparadas às bicicletas normais, por isso não precisas de carta para as conduzir. No entanto, como vais andar na estrada, se não tiveres carta, convém que conheças minimamente as regras de circulação, para evitar acidentes. E convém que não te esqueças do equipamento de segurança, como capacete. Afinal, está nas tuas mãos protegeres-te! 

Vantagens e desvantagens da Bicicleta Elétrica

Se as distâncias que precisas percorrer todos os dias não forem muito grandes e estiveres preocupado com a saúde do nosso planeta, a bicicleta elétrica é uma boa ideia! 

As bicicletas elétricas são benéficas para o meio ambiente e permitem poupar no combustível e na manutenção, especialmente se as compararmos com os meios de transporte tradicionais, como carro ou mota. Embora o preço ainda seja elevado - entre os 750€ e os 2000€ - a longo prazo, as bicicletas elétricas permitem poupar uns trocos valentes!

Este tipo de veículo também é uma excelente forma de fazer atividade física. Quando estiveres a ficar cansado, podes optar por pedalar normalmente ou acionar o motor e ganhar velocidade.

As bicicletas elétricas são um meio de transporte muito prático, pois são compactas e alguns modelos até são desdobráveis, o que quer dizer que são fáceis de transportar e guardar. As baterias destes veículos elétricos podem ser carregadas em tomadas normais e demoram, em média, 3 a 5 horas para carregar.

Dicas para escolher uma Bicicleta Elétrica

Provavelmente já estás mais convencido acerca da utilização de uma bicicleta elétrica, mas como escolher a melhor para as tuas necessidades? O primeiro passo é fazer um levantamento do que precisas. Tem espaço limitado para guardar a bicicleta? Opta por uma desdobrável, que se arruma com mais facilidade. Os percursos que vais fazer têm muitas subidas e descidas? Escolhe uma bicicleta com bons amortecedores.

Como estamos aqui para ajudar, deixamos algumas dicas que deves prestar atenção antes de comprar:

  1. Pensa bem no orçamento que tens para a compra da bicicleta elétrica, não te desvies do teu plano simplesmente porque acabou de sair um novo modelo;
  2. Analisa o tipo de uso que vais dar à bicicleta. Se a fores utilizar de uma forma muito intensa, opta por um modelo mais resistente;
  3. Confirma o espaço que tens disponível para a guardar quando não estiver a uso, pois isso, também afeta o tipo de bicicleta que precisas comprar;
  4. Pesquisa os trajetos que vais fazer. Se forem muito inclinados, procura uma bicicleta que ajude mais nesses momentos, se fizeres percursos mais longos, tens de pensar na autonomia da bateria;
  5. Compara diversos modelos para identificar o que se encaixa mais nas tuas necessidades;
  6. Se possível, testa vários modelos, para saber se te sentes confortável na condução;
  7. Presta atenção ao tipo de assistência oferecida pelo fabricante, caso precises de trocar ou efetuar alguma manutenção.