Como planear uma viagem com carros elétricos: 5 dicas que te vão ajudar!

Explicamos tudo o que precisas saber para planear uma viagem num carro ecológico!

HelloCar.pt 04 mai, 2021
Partilhar

Ainda não consegues fazer uma viagem muito longa com um só carregamento, mas é possível planear bem a viagem para que tudo corra bem, sem grande stress. Queres saber como? Explicamos tudo o que precisas saber para planear uma viagem num carro ecológico!

Dicas para planear viagem com um veículo elétrico

Estás pronto para a viagem? Seguem algumas dicas para que faças uma viagem descontraída, sem grandes preocupações ou imprevistos:

1. Prepara o carro 

Olha atentamente para o teu veículo elétrico, verifica a pressão dos pneus (pressão baixa aumenta o consumo de energia) e coloca tudo o que podes precisar durante a viagem (evita carregar muito peso, pois, este pode influenciar até 2% da autonomia).

2. Carrega as baterias

Sim, este ponto parece óbvio, mas nunca é demais lembrar! Se tiveres a bateria do teu elétrico completamente carregada, não tens de parar tantas vezes e torna-se mais fácil programar a viagem. Evita descarregar a bateria completamente durante a viagem, idealmente efetua o carregamento quando ainda estiver a meio. Vê as nossas dicas para carregares um veículo elétrico.

3. Prepara-te para a condução

Antes da viagem, tem uma clara noção da autonomia do teu carro elétrico e quantos quilómetros podes fazer com cada carregamento. E lembra-te, quanto mais acelerares, mais energia o teu elétrico vai consumir. Por isso, conduz de forma suave, mantém uma velocidade constante, preferencialmente abaixo dos 100km/h. Sempre que possível, evita ligar o aquecimento ou o ar condicionado, se quiseres poupar energia!

4. Planeia o percurso

Este é um passo fundamental para viajares em segurança e livre de stress. Planeia o teu itinerário tendo em conta a distância que vais percorrer, a estrada que vais utilizar (nacional ou autoestrada), os locais onde vais pernoitar e a localização dos postos de carregamento. Aprende a carregar a bateria de um carro elétrico num posto público.

Por exemplo, se viajares pela autoestrada tem em atenção à velocidade, para poupares energia. Se vais ficar em hotéis ou outros estabelecimentos, opta por aqueles que disponibilizam postos de carregamento.

5. Usa apps

Quer prepares todas as paragens antes da viagem ou precises de consultar a existência de um posto de carregamento no momento, a melhor forma é utilizar uma ou mais apps disponíveis no mercado. Estas são algumas sugestões:

  • Google Maps - para além dos habituais percursos, também podes pesquisar posto de carregamento elétricos;
  • Mobi.e - app oficial da empresa que gere a rede de mobilidade elétrica em Portugal, permite pesquisar postos de carregamento em tempo real, por tipo de posto, tipo de tomada e ainda as taxas a pagar;
  • Milo - permite filtrar a pesquisa por tipo de tomada, tipo de carregamento, ver a disponibilidade e ocupação do posto e guardar postos favoritos (ideal para viagens recorrentes);
  • PlugShare - considerado o maior mapa de postos de carregamento mundial, indica disponibilidade de postos em tempo real, compatibilidade de carregadores e inserção de comentários de utilizadores;
  • ChargeMap - maioritariamente com postos de carregamento na Europa, permite a definição de trajetos, a aplicação de filtros para encontrar postos de carregamento compatíveis com o automóvel e a introdução de comentários;
  • Better Route Planner (ABRP) - uma das aplicações de planeamento mais usadas permite introduzir o ponto de partida e de chegada, a percentagem de bateria no momento de partida e o modelo do automóvel e sinaliza postos de carregamento dentro do percurso pretendido.