Cadeiras auto: como escolher as mais seguras?

Identifica as cadeiras auto mais seguras para as crianças e como podes escolher a melhor para a tua família!

HelloCar.pt 12 mar, 2021
Partilhar

Os bebés e as crianças até aos 12 anos devem ser transportadas obrigatoriamente em cadeiras auto. Mas como saber quais as cadeiras mais seguras? Explicamos quais os critérios a que deves estar atento e como podes fazer a melhor compra!

Que tipo de Cadeiras Auto existem?

Embora se utilize a expressão cadeira para bebé e criança de forma genérica, os sistemas de retenção estão divididos da seguinte forma:

  • ovos (recém-nascido);
  • cadeiras (1 a 4 anos);
  • bancos elevatórios com costas (4 a 8 anos);
  • bancos elevatórios (9 a 12 anos). 

De acordo com o art. 55.º do Código da Estrada, crianças com idade inferior a 12 anos ou com menos de 135 cm de altura têm de ser transportadas em cadeiras auto homologadas, adequadas ao seu tamanho. Assim, as cadeiras distribuem-se por grupos conforme o peso/idade ou altura/peso.

Grupos por peso/idade

Cadeiras auto de cinto e cadeiras auto com isofix divididas por peso e idade aproximada da criança:

Grupo 0 - até 10 kg (em casos especiais);
Grupo 0+ - até 13 kg (até 15 meses);
Grupo I - para crianças entre 9 kg e 18 kg (desde 12 meses até 3/4 anos);
Grupo II-  para crianças entre 15 kg e 25 kg (desde 3 até 7 anos);
Grupo III - para crianças entre 22 kg e 36 kg (desde 6 até 12 anos).

Grupos por altura/idade

Cadeiras auto com isofix (i-Size) divididas de acordo com a altura e idade aproximada da criança:

  • Até 60 cm (em casos especiais);
  • Até 75 cm (até 15 meses);
  • Até 105 cm (desde 12 meses até 3/4 anos).

Como escolher a Cadeira auto mais segura?

Para além de obrigatórias, as cadeiras para bebés e crianças são extremamente importantes para a segurança dos mais novos. Em caso de acidente, reduzem em 90% a probabilidade de lesões e em 75% situações de morte. 

Mas existem tantas opções no mercado, por qual deves optar? Para além do peso e da idade, existem alguns critérios fundamentais que deves ter em conta antes de comprar uma cadeira. Responder a estas questões pode ajudar:

1. A cadeira cumpre as Normas de Segurança?

É muito importante verificar se a cadeira auto cumpre com os requisitos de segurança estabelecidos pela União Europeia (regulamentos R44 e R129). 

As cadeiras auto regulamentadas no R129 são consideradas mais seguras, pois foram sujeitas a testes de colisão mais rigorosos e protegem melhor o pescoço e a cabeça da criança, estando preparadas para o transporte contra a marcha até aos 15 meses de idade.

2. A cadeira é compatível com o automóvel?

Não é possível ter um cadeira auto isofix, se o carro não o permitir. Por isso, verifica se o carro da família está preparado com o sistema isofix. Confirma, também, se os modelos das cadeiras que são acondicionadas com os cintos do carro, são compatíveis com o veículo familiar. 

3. A cadeira tem cinto de segurança em 5 pontos?

A cadeira auto deve ter cinto de segurança nos seguintes bebés do bebé:  acima do ombro, do lado esquerdo, direito, perto do quadril e entre as pernas.

4. A cadeira auto tem SIP (Side Impact Protection)? 

Muito importante em caso de choques laterais, por isso, opta por uma cadeira para a criança que venha equipada com um material capaz de proteger contra colisão.

5. A cadeira pode ser colocada de costas para a estrada?

Diversos estudos afirmam que o bebé viaja mais seguro se for virado de frente para o banco de trás e de costas para os pais, pois, desta forma, o impacto dispersa por uma área maior.

A partir dos 15 meses, quando o bebé já pode ir virado para a estrada, certifica-te que a cadeira tem airbag.

6. A cadeira permite que o bebé durma confortável? 

Uma boa posição de descanso é fundamental para o sono descansado do bebé e bem estar de quem o transporta. Bebé confortável é igual a viagem agradável, já o oposto pode significar desconforto para todos!

7. A cadeira é fácil de usar?

Se tiver de tirar e colocar a cadeira com frequência, a melhor opção será uma com sistema isofix. Mas se tiver mais do que um carro, a base também terá que ser transportada, o que torna a opção das cadeiras que prendem com cinto mais prática. 

Existem também cadeiras giratórias que possibilitam a rotação do assento para que a criança se sente com mais facilidade.

8. Qual o espaço que a cadeira ocupa?

Se estás a pensar adquirir uma cadeira auto giratória, verifique se a rotação é impossibilitada pela dimensão do veículo, para não pagares extra por uma funcionalidade que não vais poder usar!
A lei prevê o pagamento de uma multa entre os 120 e os 600€ por cada criança não transportada em cadeira auto.

9. A cadeira está dentro do orçamento?

Naturalmente que o orçamento que tem é muito relevante na escolha da cadeira auto que vai comprar para os mais pequenos. A verdade é que existem muitos modelos, com preços para todas as bolsas. 

De forma geral, as cadeiras com sistema isofix são mais caras, pois é necessário adquirir a base isofix, onde a cadeira vai assentar. Mas é possível adquirir cadeiras em 2ª mão ou cadeiras multigrupo, que acompanham o crescimento da criança.

No entanto, convém referir que a compra de cadeiras em 2ª mão pode representar um perigo, pois podem já não ser seguras devido ao desgaste ou por terem estado envolvidas em acidentes.

Agora que já tens informação suficiente, opta pela cadeira que está dentro das tuas possibilidades, com o maior número possível de vantagens para o teu bebé!