Como escolher o melhor seguro para o carro

Ter um seguro para o automóvel é uma obrigação, mas podes escolher o melhor para ti. Nós ajudamos!

HelloCar.pt 19 mar, 2021
Partilhar

Contratar um seguro automóvel é obrigatório, mas existem muitas opções no mercado, como escolher a melhor? Explicamos para que serve um seguro auto e listamos alguns pontos que deves ter em atenção no momento da escolha!

O que é o Seguro Automóvel e para que serve?

Em Portugal, e de acordo com o Código da Estrada, “os veículos a motor só podem transitar na via pública desde que seja efetuado (...)  seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.” Ou seja, se tens um carro, obrigatoriamente tens de ter um seguro automóvel!

O seguro automóvel é um contrato realizado entre a pessoa que detém determinado veículo e uma seguradora. Este documento estabelece detalhadamente as condições em caso de acidente, as chamadas coberturas. O seguro de responsabilidade civil é o mínimo obrigatório e todas as companhias de seguros o disponibilizam como base.

De forma geral, o seguro do carro serve para proteger os condutores e os veículos em caso de acidente, especialmente quando existem danos. Por exemplo, para cobrir avarias ou estragos físicos na viatura no momento de um acidente.

Se não contratares um seguro para o teu carro, podes ter de desembolsar até 2500€ (multa por contraordenação grave) e podes correr o risco de ficar responsável pelo pagamento dos danos causados no teu próprio automóvel e nos outros veículos envolvidos no acidente.

Que modalidades de Seguro Auto existem?

Existem dois tipos de seguro auto: o seguro de responsabilidade civil e o seguro de danos próprios (normalmente chamado de seguro contra todos os riscos). Como já vimos, a primeira modalidade é obrigatória, enquanto que a segunda é opcional. Essencialmente, a diferença está nas coberturas, vamos explicar-te as diferenças entre os dois.

Seguro de Responsabilidade Civil

Este tipo de seguro obrigatório protege as pessoas que viajam na viatura (exceto o condutor) e os danos materiais e corporais causados a terceiros.

Assim, o seguro de responsabilidade civil não cobre o seguinte:

  • Danos que o condutor responsável pelo acidente possa sofrer;
  • Compensação por danos no veículo culpado pelo acidente;
  • Indemnização pelos danos causados de forma deliberada ou  negligente (por exemplo, por não terem sido respeitadas as normas de segurança rodoviária).

Seguro Contra todos os Riscos

O seguro de danos próprios, para além de incluir todas as proteções que são obrigatórias por lei, disponibiliza coberturas opcionais. Estes são alguns exemplos de coberturas facultadas pelas seguradoras:

  • Capital coberto superior ao mínimo obrigatório;
  • Assistência em viagem;
  • Proteção dos ocupantes da viatura (pode incluir condutor);
  • Veículo de substituição em caso de avaria ou de acidente;
  • Quebra isolada de vidros;
  • Cobertura de atos de vandalismo, furto ou roubo;
  • Seguro de bagagem;
  • Proteção jurídica;
  • Proteção contra raio, incêndio, explosão e/ou outros tipos de desastres naturais. 

Dicas para Escolher o Seguro de Carro

Agora que já sabes para que serve um seguro automóvel e os principais tipos que existem no mercado, listamos algumas alguns passos para escolheres o melhor para o teu caso:

1. Avalia as tuas Necessidades

Começa por pensar nas características do teu carro e na forma como o utilizas, bem como na zona onde habitas. Se tens um carro muito recente, faz sentido ter coberturas extra que te protejam em caso de furto ou roubo. Se conduzes todos os dias, é essencial optar por veículo de substituição. Se vives numa zona particularmente difícil em termos climáticos, é melhor ter proteção contra desastres naturais.  

2. Define o teu Orçamento

Analisa o teu orçamento familiar e estipula o máximo que podes pagar pelo seguro do carro. Não adianta querer todas as coberturas existentes no mercado, se não tiveres liquidez para o fazer. Quando estiveres a analisar as propostas das diversas companhias de seguros, atenta para os valores mensais, trimestrais e anuais. O pagamento anual costuma ser mais vantajoso, o que te permite poupar alguns euros!

3. Faz várias Simulações 

Pesquisa online e recorre aos diversos simuladores disponibilizados pelas seguradoras. Normalmente, apenas precisas de inserir os dados do veículo para ter uma noção dos valores praticados. Também podes consultar o simulador de seguro automóvel da DECO que compara as ofertas existentes no mercado. 

4. Avalia as Companhias de Seguro 

Procura conhecer as seguradoras, a forma como lidam com os clientes em caso de acidente. Procura informação online ou através da experiência de amigos e familiares. No Portal da Queixa podes consultar as reclamações feitas à seguradora e a maneira como foram geridas.

5. Contacta as Seguradoras 

Quer utilizes a linha de apoio telefónica ou coloques as tuas questões por email, o importante é esclarecer todas as dúvidas que possas ter. Estas são algumas perguntas a que deves ter resposta:

  • Qual o preço da cobertura obrigatória?
  • Qual o valor individual das coberturas opcionais?
  • Quais os riscos cobertos e excluídos?
  • Quais são as opções de franquia e qual o impacto no preço do seguro?
  • De que forma funciona a tabela de penalização e de bonificação do prémio?
  • Em que países são válidas as coberturas?
  • Que critérios são utilizados pelo segurador para determinar e atualizar o valor do veículo (no caso de seguros de danos próprios)? 

6. Negoceia as Condições 

É sempre possível negociar o valor proposto pela seguradora. Por exemplo, se tiveres mais do que um carro, podes averiguar qual o desconto oferecido. Ou ainda optar por subscrever um seguro de saúde, para obter uma redução no valor a pagar.

Concluindo, a melhor opção de seguro é subjetiva, está relacionada com o que é melhor para o teu orçamento, características da viatura que tens e o tipo de proteção que pretendes. Mas depois de seguires as nossas dicas, sabemos que vais fazer a melhor escolha!