Como carregar Carros Elétricos em Portugal

Para que nunca fiques perdido sem bateria, explicamos onde e como podes carregar com segurança o teu carro elétrico!

HelloCar.pt 08 abr, 2021
Partilhar

Estás a pensar comprar um carro elétrico ou já tens um veículo ecológico, mas não sabes onde carregar a bateria? Não te preocupes, existem várias formas de carregamento e vamos explicar tudo ao detalhe!

3 Formas de Carregar Veículos Elétricos

É realmente simples recarregar a bateria de um veículo elétrico. Essencialmente, podes optar por carregar em casa, através de uma tomada doméstica ou wallbox ou ainda, num dos postos de carregamento públicos. Vamos falar um pouco sobre cada opção!

1. Carregamento em casa com tomada doméstica

Parece estranho, mas é verdade! É possível recarregar a bateria de um carro elétrico numa simples tomada na garagem. Mas, se não tiveres muito tempo, pode não ser a melhor opção. 

Numa tomada doméstica típica, de 10A, o tempo de carregamento é extremamente elevado. Se quiseres mesmo carregar o teu veículo elétrico em casa, opta por uma estação de carregamento doméstica, as chamadas wallbox.

2. Carregamento em casa com Wallbox

A wallbox é a melhor opção para carregar o teu elétrico em casa. Para além de abastecer rapidamente a bateria, fá-lo quando não estás a precisar de conduzir, por exemplo, enquanto está estacionado na garagem durante o período da noite.

Podes alugar ou comprar esta estação de carregamento doméstica junto da marca do teu carro elétrico ou de empresas especializadas que forneçam este tipo de produtos.  

3. Postos de Carregamento Elétrico 

De acordo com a rede de abastecimento de mobilidade elétrica (MOBI.E), podes utilizar um dos 1250 pontos de carregamento disponíveis em locais públicos e privados, como centros comerciais, parques de estacionamento e autoestradas. 

Esta rede disponibiliza postos normais de 3,7 kVA (6 e 8 horas de carregamento para atingir os 100% de capacidade da bateria), semirrápidos de 22 kVA (cerca de 1 hora para obter 80% da capacidade da bateria), e rápidos 43 kVA (que carregam 80% das baterias em 20/30 minutos). Tem em conta que, o tempo de carregamento de um veículo elétrico não depende apenas do tipo de postos de carregamento, mas também do modelo do carro e do estado da carga da bateria.

E não fiques preocupado, o número de postos está sempre a aumentar, até porque, cada vez mais, existem carros elétricos a circular! Quando viajares, planeia bem as paragens para abastecer, consulta o mapa de postos de carregamento.

Como carregar um carro elétrico nos postos públicos

Para poderes recarregar a bateria do teu automóvel elétrico ou plug-in nos postos de carregamento públicos, tens de aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). A partir desse momento vais ter um cartão, que te permite aceder a todos os postos. 

Para carregar o processo é simples:

  1. Passa o cartão no posto;
  2. Seleciona o tipo de carregamento;
  3. Escolhe a tomada;
  4. Liga a ficha ao veículo e deixa-o a carregar;
  5. Opta por terminar o carregamento;
  6. Estás pronto para seguir viagem!