À primeira vista parecem iguais, mas existem diferenças entre um carro 100% elétrico e um híbrido. Para que fiques um expert na área, explicamos as principais características e vantagens de cada um e, naturalmente, as grandes diferenças.
O que é um Carro Elétrico e quais as principais vantagens
Os carros elétricos (EV- Eletric Vehicle) são veículos que funcionam exclusivamente recorrendo a eletricidade. Possuem apenas um motor elétrico, alimentado por baterias, que devem ser carregadas periodicamente. Cada bateria permite uma determinada autonomia, dependendo do modelo e marca do veículo elétrico. Já existem automóveis com autonomia superior a 500 km, mas os preços estão bem distantes dos valores dos carros convencionais ou mesmo híbridos. Conhece os automóveis elétricos com maior autonomia existentes no momento.
100% elétricos são, por natureza, mais ecológicos, com zero emissões de CO2 e implicam um menor investimento em manutenção, pois os motores elétricos não possuem muitos componentes de desgaste, que seja necessário trocar. Apenas as baterias precisam ser recarregadas e eventualmente substituídas ao fim de algum tempo.
O que é um Carro Híbrido e as principais vantagens
Os automóveis híbridos, identificados como HEV (Hybrid Electric Vehicle), utilizam dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional, que pode ser a gasolina ou a diesel. No mercado atual, é possível encontrar veículos com esta tecnologia mista, que podem divididos em híbridos e híbridos plug-in:
Automóveis Híbridos
Os veículos híbridos têm um motor elétrico e um convencional. O motor elétrico é carregado, exclusivamente, através da energia produzida pelo motor convencional. Neste tipo de carros, não é possível utilizar um carregador externo, por isso, a autonomia da bateria é reduzida.
Automóveis Híbridos Plug-in
Os automóveis híbridos plug-in utilizam dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional, que pode ser a gasolina ou a diesel. Como o motor elétrico apenas tem uma autonomia de 50km, é necessário recorrer ao motor tradicional, para continuar a circular.
Enquanto funciona a eletricidade, não emite CO2 e pode ser carregado como um carro 100% elétrico - em casa através de uma wallbox ou em postos de carregamento elétrico públicos.
Principais Diferenças entre Carros Elétricos e Carros Híbridos
Então, quais são as grandes diferenças entre um carro elétrico e um carro híbrido?
Combustível utilizado
O carro elétrico é movido exclusivamente a eletricidade, sem recorrer a combustíveis fósseis, como a gasolina ou o diesel. Um carro híbrido consegue fazer, em média, 50 km recorrendo a energia mais ecológica, mas tem, necessariamente, de utilizar os outros meios de combustão para circular.
Redução de Custos
O carro 100% elétrico permite uma redução de custos superior, pois apenas utiliza energia elétrica, mais económica, comparada com o combustível convencional. O veículo híbrido recorre maioritariamente ao motor tradicional, utilizando gasolina ou gasóleo, sofrendo com as oscilações habituais de preço.
Emissão de CO2
Os veículos 100% elétricos, que não utilizam nenhum tipo de motor a combustão, não emitem CO2, sendo considerados a opção mais amiga do ambiente. Os híbridos, como utilizam um motor convencional e outro elétrico, apenas não produzem CO2 quando utilizam a energia elétrica para circular.
Manutenção
Um carro 100% elétrico tem menos componentes mecânicos que necessitam de manutenção constante e eventual substituição. Já os carros híbridos, como utilizam dupla motorização - elétrica e convencional - exigem um maior cuidado em termos de manutenção.
Incentivos à compra
O Estado Português incentiva à compra de carros 100% elétricos, no momento da compra e na isenção de IUC e ISV. Mas se quiseres comprar um carro híbrido terás de contar apenas com as tuas poupanças e eventuais incentivos das marcas. Sabe mais sobre os incentivos na compra de carros elétricos.