Se achas que carros elétricos e veículos híbridos são a mesma coisa, precisas mesmo de ler este artigo! Explicamos as principais diferenças entre carros híbridos, veículos híbridos plug-in e automóveis elétricos. Não percas a viagem!
Carros Elétricos versus Carros Híbridos
Os veículos elétricos são verdadeiramente ecológicos, porque funcionam 100% a eletricidade, sem necessidade de utilizar qualquer combustível fóssil. Funcionam com motor elétrico e bateria que pode ser recarregada em casa ou num posto de carregamento público.
Os veículos híbridos têm um motor elétrico e um motor convencional, a gasolina ou a diesel. O motor elétrico apenas é carregado recorrendo à energia produzida pelo motor mecânico, ou seja, é um apoio à combustão, permitindo arrancar em modo elétrico e percorrer uma distância não superior a dois quilómetros.
Os automóveis híbridos plug-in também utilizam dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional, que pode ser a gasolina ou a diesel. No entanto, como têm baterias com maior capacidade, permitem percorrer vários quilómetros.
Principais Diferenças entre Carros Elétricos e Híbridos
Já explicamos o que são veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, mas para te ajudar a perceber melhor, agrupamos as principais diferenças entre estes tipos de automóveis:
Tipo de Combustível utilizado
Como já explicamos, um veículo elétrico não utiliza combustível, é movido a eletricidade. Um carro híbrido apenas utiliza a energia elétrica para o arranque e pouco mais. Já um híbrido plug-in pode fazer aproximadamente 50 km com bateria elétrica, mas precisa sempre de recorrer a um combustível (gasolina ou diesel).
Forma de Carregamento
O automóvel híbrido utiliza a bateria elétrica para apoiar o motor a combustão, melhorando os consumos e utilizando as travagens para carregar energia. Os veículos elétricos e híbridos plug-in permitem o recarregamento através de cabo na rede elétrica. Sabe como podes carregar as baterias do teu carro elétrico.
Autonomia e emissão de CO2
Os veículos elétricos não emitem CO2 durante a circulação. Os híbridos utilizam um motor convencional e outro elétrico, por isso, apenas não produzem CO2 quando utilizam a energia elétrica para circular.
Gastos com Combustível
Gastos com combustível são inexistentes num veículo elétrico, por isso apenas existem custos com o carregamento da bateria. Em termos de diminuição de custos com combustível fóssil, os híbridos plug-in estão em clara vantagem. Como permitem percorrer pequenos circuitos utilizando energia elétrica, é possível poupar em comparação com o combustível convencional.
Preço de Compra
Os híbridos plug-in são mais dispendiosos, precisamente porque utilizam uma bateria elétrica que permite percorrer uma distância considerável. Os híbridos têm um custo apenas um pouco mais elevado do que os veículos convencionais. Naturalmente que os carros elétricos são os mais caros atualmente.