De forma geral, os automóveis híbridos utilizam dupla motorização, o que lhes permite alguma autonomia ecológica, mas existem diferenças fundamentais entre híbridos e híbridos plug-in. Para que tenhas toda a informação necessária, salientamos as principais vantagens e diferenças entre estes dois tipos de veículos.
Híbridos versus Híbridos Plug-in
Os nomes são semelhantes, mas enganadores, um veículo híbrido e um carro híbrido plug-in, embora assentem na mesma tecnologia, são bem diferentes:
Automóvel Híbrido
Os veículos híbridos - HEV Hybrid Eletric Vehicle - têm um motor elétrico e um convencional. A combinação mais comum é propulsor a gasolina e motor elétrico, mas também existe a dupla diesel/elétrico.
O motor elétrico apenas é carregado recorrendo à energia produzida pelo motor mecânico. Ou seja, o motor elétrico é um apoio à combustão, com uma autonomia extremamente reduzida. Apenas permite arrancar em modo elétrico e percorrer uma distância não superior a dois quilómetros.
Neste tipo de carros, não é possível utilizar um carregador externo para recarregar a bateria elétrica, esta energiza através da inércia ou do processo de travagem. A gestão dessa energia é realizada de forma autónoma pelo sistema híbrido para garantir a melhor performance do carro.
Possuir um híbrido não obriga a mudar hábitos, o que, provavelmente, o torna um veículo bastante apetecido. Não precisas de te preocupar constantemente com autonomia, porque o híbrido utiliza, maioritariamente, combustível convencional.
Automóvel Híbrido Plug-in
Os automóveis híbridos plug-in - PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle) - também utilizam dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional, que pode ser a gasolina ou a diesel. No entanto, como têm baterias com maior capacidade, a autonomia ecológica é superior. Em média, permitem percorrer 50 km, a distância média percorrida pelos condutores europeus.
Enquanto funciona a eletricidade, não emite CO2 e pode ser carregado como um carro 100% elétrico - em casa através de uma wallbox ou em postos de carregamento elétrico públicos.
Principais Diferenças entre Carros Híbridos e Híbridos Plug-in
Então, quais são as grandes diferenças entre um carro híbrido e híbrido plug-in?
1. Combustível utilizado
Um carro híbrido consegue utilizar a energia elétrica para o arranque e pouco mais. Um híbrido plug-in pode fazer, em média, 50 km, embora tenha, necessariamente, de utilizar outros meios de combustão para circular (gasolina ou diesel).
2. Modo de Carregamento
O automóvel híbrido utiliza a bateria elétrica para apoiar o motor a combustão, melhorando os consumos e utilizando as travagens para carregar energia. Já os híbridos plug-in podem ser carregados como os 100% elétricos, numa tomada convencional, wallbox ou postos de carregamento públicos.
3. Autonomia Elétrica e emissão de CO2
Como os híbridos utilizam um motor convencional e outro elétrico, apenas não produzem CO2 quando utilizam a energia elétrica para circular. Portanto, entre os dois, os híbridos plug-in são mais ecológicos, pois têm uma maior autonomia elétrica.
4. Redução de Custos
Em termos de diminuição de custos com combustível fóssil, os híbridos plug-in estão em clara vantagem. Como permitem percorrer pequenos circuitos utilizando energia elétrica, é possível poupar em comparação com o combustível convencional.
5. Preço de Aquisição
Os híbridos plug-in são mais dispendiosos, precisamente porque utilizam uma bateria elétrica que permite percorrer uma distância considerável. Os híbridos têm um custo apenas um pouco mais elevado do que os veículos convencionais.