Queres comprar uma trotinete elétrica? Explicamos as principais características a que deves estar atento para fazer a melhor compra. Depois é só dar lanço e acelerar!
Mas afinal, o que é uma Trotinete Elétrica?
A trotinete elétrica é um meio de transporte cada vez mais comum nas cidades. Se a mobilidade ecológica é uma das tuas preocupações, este é o veículo eletrificado ideal para ti!
Funciona à base de energia, utilizando um pequeno motor que permite acelerar ou travar quando quiseres. Na maior parte dos modelos disponíveis, apenas precisas de “dar lanço” para o motor começar a trabalhar. Fantástico, não é?
Uma trotinete elétrica insere-se na categoria PLEV (Personal Light Electric Vehicles), embora o código da estrada em Portugal ainda as considere da mesma categoria das bicicletas. Por isso, para circulares deves ter em conta algumas regras de circulação:
- apenas podes circular nas estradas ou ciclovias;
- tens obrigatoriamente de usar capacete;
- não podes usar o telemóvel ou beber álcool enquanto conduzes;
- tens de ter iluminação e refletores adequados;
- o registo e a contratação de um seguro de responsabilidade civil são aconselhados.
Estas são as principais vantagens quando circulas numa trotinete eletrificada diariamente:
- é mais ecológica;
- é rápida, ideal para pequenas deslocações;
- é um bom complemento aos transportes públicos;
- permite poupar no combustível.
Dicas para Escolher uma Trotinete Elétrica
Provavelmente já estás mais que convencido acerca da utilização de uma trotinete elétrica, mas como escolher a melhor para as tuas necessidades? O primeiro passo é fazer um levantamento do que precisas. Os percursos que vais fazer têm muitas subidas? Opta por uma trotinete com mais potência. Vais conduzir à noite? Então, escolhe uma trotinete com luzes.
Como estamos aqui para ajudar, listamos um conjunto de características que deves prestar atenção antes de comprar:
Conforto
Se vais usar a trotinete com frequência, não podes descurar o conforto. Testa vários modelos para garantir que tens uma posição natural a conduzir. Opta por uma trotinete elétrica com guiador ajustável e suspensão para melhor ergonomia.
Embora exista a opção de pneus sólidos e pneus com câmara de ar, escolhe os segundos, pois proporcionam um maior nível de conforto. Implicam maior manutenção, pois furam com mais facilidade, mas impedem que a vibração passe para a estrutura, o que se traduz numa condução mais confortável.
Potência e Autonomia
Para saberes se a trotinete tem o que precisas em termos de autonomia, faz um cálculo aproximado do teu percurso diário. Escolhe um modelo que ultrapasse o que precisas, tendo em conta subidas íngremes, que afetam o desempenho da trotinete (o ideal são mais de 30 km de autonomia).
Se a maior parte do teu percurso não for plano, opta por uma trotinete com um motor mais potente, normalmente entre 250 e 500W.
Tempo de Carga
Na prática, quanto melhor for o modelo, menor é o tempo de carregamento. Uma trotinete pode demorar entre cinco a sete horas a ficar completamente carregada (ou num segmento superior, num espaço de três horas).
Conectividade
Já estamos habituadas a ter tudo na palma da mão, através do telemóvel. Por isso, opta por uma marca de trotinetes que tenha desenvolvido uma aplicação específica. Desta forma, podes controlar o estado da bateria e outras informações referentes ao funcionamento no smartphone.
Peso e Portabilidade
A melhor opção é uma trotinete leve, dobrável e que podes transportar com facilidade. Assim, podes levar a trotinete elétrica para todo o lado!
A tecnologia é uma aliada e, por isso, já existem modelos construídos com materiais mais leves ou estruturas desenhadas para um transporte fácil e um armazenamento sem complicações. É tudo uma questão de preço!
Preço
Os preços que vais encontrar no mercado oscilam imenso, especialmente porque as características variam bastante! Consegues comprar uma trotinete a partir de 100€, mas, se optares por uma com autonomia igual ou superior a 30 km, vais ter de desembolsar entre 250 e 550 euros. A garantia de dois anos está incluída no valor mencionado.
Agora que já sabes o que é mais importante numa trotinete elétrica, qual vais escolher? Só tens de dar lanço e acelerar!